O Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante, é uma comunidade de pessoas que optaram por viver juntas, para continuar na Igreja a obra de salvação, para testemunhar pela união fraterna o Evangelho a todos os homens e sua fé na ressurreição futura . A reparação e o serviço aos mais pobres esprimem a finalidade e o carisma específico do Instituto.

Fundadores

                                                                   Padre Marco Morelli
Saindo de Ascensione de Lugo, acompanhando sua família, veio até Fusignano, na Diocese de Faenza. Foi ajudado nos seus primeiros estudos pelo mons. Antonio Bianchedi, pároco de Fusignano que orientou para o seminário de Faenza, apreciando as qualidades intelectuais, sobretudo a evidente espiritualidade.
Ele foi ordenado Padre no dia 03 de Abril de 1858 e estabeleceu-se em Lugo para completar os estudos teológicos na escola Emaldi.
E aí permaneceu por toda a sua vida servindo a Igreja e os pobres.
Foi uma escolha mantida mesmo ás custas de múltiplas propostas de melhorar sua condição e de se orientar numa carreira eclesiástica segundo suas capacidades.
Capaz de reconhecer os aspectos positivos de cada pessoa foi chamado ao serviço difícil, complexo e delicado da direção espiritual de muitos que tomassem conselhos dele.
Conheceu através deste serviço também Costanza Ricci Curbastro (Madre Margherita) juntamente a ela fundou em 1888 a Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante.Dando á
Nova instituição o mandado de ser na igreja e na Sociedade testemunho vivo e rico dos méritos de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado
A clareza específica dele serviu-lhe para ensinar com espírito sacerdotal o compromisso e o dever da solidariedade, reflexo do amor de Deus para os homens, especialmente para os mais pobres e fracos,'' as filhas do povo'' chamadas insistentemente a descobrir sua dignidade interior de ser mulher na sociedade e na Igreja.
Nasceu em Lugo (RA) Itália em 03/03/1834
Faleceu em Lugo 27/06/1912

Oração pela beatificação de Padre Marco Morelli
Ò Dulcíssimo Coração de Jesus Agonizante,
te agradeço pelos dons concedidos à tua Igreja por meio
das virtudes e da obras realizadas pelo Sacerdote Marco Morelli. Por sua perseverança na busca do teu Reino através da recuperação das meninas pobres e marginalizadas, pelas quais enfrentou sofrimentos e dificuldades de todos os tipos. Digna-te de manifestar nele a potência do teu amor e a tua imensa misericórdia, e concede-me a graça que te peço por sua intercessão.
Gloria ao Pai... 3 vezes

Madre Margherita Ricci Curbastro
Costanza nasceu em Lugo (RA) em 06 de Outubro de 1856 numa família nobre. Amadureceu sua viva e serena espiritualidade em várias experiências; os pais lhe ensinaram a nobreza de espírito e o amor aos pobres. Completou sua formação no Mosteiro de Corpus Domini de Forlí, no meio das ''Pequenas filhas''
O guia iluminado, forte e paterno Padre Marco Morelli abriu-lhe a vontade de iniciar junto com ele um novo instituto que tomasse conta das meninas pobres, muito expostas aos perigos e marginalizadas.
A resposta generosa de Costanza permitiu que se realizasse a obra de Deus e em 1888 juntamente com Padre Marco Morelli fundou o Instituto das ''Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante''
De alma generosa e forte, doou-se ao instituto que até a morte, Madre Margherita teve de verdade a paixão das almas, das filhas do povo, que queria salvar custe o que custasse pelas quais esteve disposta a agir e a tudo sofrer unida ao Coração Agonizante de Jesus para que se cumprisse a obra da redenção.
Se a fé sustentou como luz toda a ação de Madre Margherita, sobretudo nos momentos difíceis, que nunca faltaram foi à caridade mais doce e a humildade mais profunda que marcaram sua personalidade. O amor a Deus deu vida ao seu apostolado.
Ela foi luz na condução do Instituto, sobretudo após a morte do fundador( 1912), deixou-se orientar pela caridade ao se doar ás suas filhas e irmãs, com maternal solicitude, humildade e doce, materna e forte atenção vigilante, que guardou também em direção ás meninas até a morte que aconteceu em 07 de janeiro de 1923.

Oração pela Beatificação de Madre Margherita
Ò Coração Agonizante de Jesus eu te agradeço pelo espírito de humildade e caridade que derramaste sobre a tua serva Madre Margherita Ricci Curbastro.
Por seu grande amor e o seu pleno abandono em Deus, pela sua ardente paixão pelas almas e pelo terno afeto para com os últimos, digna-te manifestar nela, a potência da tua misericórdia e concede-me a graça que te peço por sua intercessão.
Gloria ao Pai... 3 vezes