O Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante, é uma comunidade de pessoas que optaram por viver juntas, para continuar na Igreja a obra de salvação, para testemunhar pela união fraterna o Evangelho a todos os homens e sua fé na ressurreição futura . A reparação e o serviço aos mais pobres esprimem a finalidade e o carisma específico do Instituto.

25 de nov. de 2010

O texto a seguir foi usado na assembléia do Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus Agonizante,
23-24 de Outubro de 2010 Lugo (Ra Itália )

Hora santa

Jesus á Santa Margarida Maria Alacoque
'' Todas as noites da quinta-feira á sexta-feira, ti farei participar daquela tristeza mortal que desejei provar no horto das oliveiras, tristeza que ti conduzirá sem que possas compreendê-la, a uma espécie de agonia mais difícil de suportar que a morte. E, para me acompanhar na humilde oração que elevei ao meu Pai no meio de todas as minhas angústias, te conduzirei entre as vinte e três e meia noite, para te prostrar uma hora comigo, com a face no chão, para aplacar a Divina cólera, pedindo misericórdia para com os pecadores, para aliviar em qualquer modo a amargura que eu provei no abandono dos meus Apóstolos, que me obrigavam a chamar-lhes a atenção de não terem sabido vigiar uma hora comigo''
Aquela que a mais de cento e cinqüenta anos é chamada de Hora Santa não é qualquer adoração do Corpo de Cristo, mas uma presença do Santíssimo Sacramento, um exercício de oração mental ou de oração vocal que tem como objetivo a Agonia de Nosso Senhor no Horto das oliveiras para pedir misericórdia para com os pecadores e para consolar o Salvador por uma hora...
Nada de domingo sem sexta feira: é o título de um volume muito divulgado que um dos grandes bispos dos nossos dias oferecia aos seus diocesanos perto da quaresma, lembrando a eles o equilíbrio pascal da nossa fé cristã.
De fato, desde o começo, o olhar de Tomé sobre as chagas gloriosas do Ressuscitado alcançam o de João sobre o cordeiro imolado na Páscoa.
Não tem festa dominical se não se nutri profundamente de uma mística da sexta feira.
A tristeza mortal na qual está a Alma de Cristo é a minha consolação.
Esta abre a minha ferida na Sua ferida. Me ajuda a acreditar, quer dizer, que Ele é a minha alegria, aquela alegria perfeita que Ele nos dará e que ninguém poderá nos tirar.
Se Ele não tivesse provado nele mesmo essa tristeza mortal, como poderíamos acreditar na alegria eterna que nos promete? Se não tivesse sido atravessado do sofrimento irremediável e inicial, como poderia crer que Ele foi para nós, (Via, Veritas et Vita) Caminho Verdade e vida?
Dom Ponnau.

Por isso, sendo uma espiritualidade do ''Coração'' quer dizer de interioridade, a espiritualidade do Coração de Jesus convida já há três séculos a Igreja a um tríplice ponto de referência de amor fixado no mesmo Redentor na sexta-feira.

Uma oração semanal: aquela ''hora santa'' de cada sexta-feira.
Uma comunhão mensal: aquela, da primeira sexta-feira do mês.

Uma liturgia anual: aquela da sexta-feira da festa do Sagrado Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário